Dicas

Auxílio para prevenção de doenças e várias outras informações relacionadas.
18 Feb 2013
Dosagem de Glicose Sanguínea

         A concentração sanguínea de glicose pode ser obtida tanto por análises em laboratórios de apoio, quanto em aparelhos específicos confiáveis e de baixo custo que podem ser utilizados na própria clínica. Estes aparelhos possibilitam medição imediatas e repetidas da glicemia, importantes principalmente para a monitoração da terapia com insulina.
        A glicemia deve ser medida após um período de jejum, pois a concentração sanguínea de glicose em animais monogástricos se eleva em torno de 2 a 4 horas após o consumo de alimentos. Portanto para a dosagem da glicose sanguínea, cães e gatos devem ser mantidos em jejum durante 12 hs para evitar a influência pós-prandial. Porém animais hipoglicêmicos não devem ser submetidos ao jejum antes da coleta para evitar uma possível hipoglicemia grave. 
       O soro ou plasma destinado à análise da concentração de glicose sanguínea deve ser separado das hemácias em até 30 minutos. Caso o soro ou o plasma permaneça em contato com elas, a glicólise provoca perda de 10% do conteúdo de glicose por hora. O fluoreto de sódio inibe a glicólise e deve ser utilizado quando não for possível separar o soro ou plasma das células em 30 minutos.
       A concentração sanguínea de glicose pode ser enganosa em animais excitados porque a excitação resulta em alta concentração de catecolaminas, que podem causar hiperglicemia em animais saudáveis. Os gatos excitados podem apresentar glicemia até de 400mg/dL. Assim as amostras de sangue para a dosagem de glicose devem ser obtidas de maneira que o animal esteja o mais tranquilo possível.

Fonte: Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária, Mary Anna Thrall.